sábado, 5 de março de 2011

Importância da Coordenação Pedagógica no Espaço Escolar

A coordenação pedagógica, no espaço escolar constitui-se em um importante espaço de construção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que lhe cabem a articulação, a elaboração e execução da proposta pedagógica. 
Segundo LIBANEO (2008, p.219), o coordenador pedagógico responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico-didático em ligação direta com professores, em função da qualidade do ensino.
Nesse sentido, sua atribuição está pautada na assistência pedagógica e didática aos docentes em suas respectivas disciplinas e no que diz respeito ao trabalho direto com os alunos.
Além disso, seu papel consiste em promover mecanismo que venha a favorecer um ensino de qualidade visto a complexidade do ato de ensinar. Diversificar, dinamizar e inovar deve constituir-se em ferramenta de trabalho do coordenador pedagógico, tendo em vista a não rotinização do ensino e a busca constante por uma educação emancipadora e atrativa.  
Diante disso, uma das grandes dificuldades desse profissional encontra-se no desafio de identificar limitações e deficiências de aprendizagem, bem como diversificar as metodologias de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos docentes resistem às mudanças, restringindo os seus recursos de ensino apenas ao livro didático, ao giz e ao quadro negro. 
O coordenador pedagógico deve está atento as necessidades dos alunos e professores. Este por sua vez, deve está atento as transformações de atitudes, interesses e anseios da equipe escolar tendo a responsabilidade de promover a reflexão e a vivencia nas relações escolares, tornando o seu papel um agente transformador da pratica pedagógica. Para isso deve está aberto para possíveis transformações do ambiente educativo.
 Assim sendo, a função do coordenador e seus desafios cotidianos na instituição escolar, segundo Placco (2003), “refletir sobre esse cotidiano, questioná-lo e equacioná-lo podem ser importantes movimentos para que o coordenador pedagógico o transforme e faça avançar sua ação e a dos demais educadores da escola” (p.47).
Com este entendimento até aqui exposto, percebe-se o quanto é tamanha a responsabilidade deste profissional, uma vez que seu trabalho para ser bem desenvolvido, não depende unicamente dele, mas de todos os educadores e demais profissionais que participam ativamente do cotidiano escolar.

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