sábado, 5 de março de 2011

Papel da Gestão Escolar

       A Gestão Escolar tem em suas mãos o desafio de elevar o desenvolvimento dos alunos e da escola a partir da melhoria de sua organização e funcionamento. Fazer da escola uma instituição efetiva e atuante bem como comprometida com o sucesso do aluno, é uma tarefa inerente ao trabalho da Gestão Escolar, uma vez que incumbe a ela   a mobilização e articulação de todas a condições técnicas, humanas, materiais e financeiras, visando sempre melhorar a qualidade do ensino. Nesse sentido a gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento da organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação da tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimentos, nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. Uma educação de qualidade é interesse tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e de suas famílias. Sua melhoria depende da busca de sintonia da escola, com ela mesma e com seus usuários .
      
Assim sendo, a escola enquanto instituição engloba diferentes sujeitos com anseios, interesses e objetivos distintos, cabendo ao gestor o papel de articulador a fim de  se fazer com que os múltiplos segmentos da comunidade sejam ouvidos em suas queixas.
Por fim, sabemos que a escola é plural, e ao gestor caberá o desafio de provocar um clima harmônico, e favorável ao ambiente educativo, uma vez que esta é o reflexo das ações de seus próprios atores.   

 
  
.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário