sexta-feira, 20 de maio de 2011

A ARTE NA PRÉ – HISTÓRIA BRASILEIRA

                        Ao pensarmos no inicio da história do Brasil, em geral nos vem a mente o ano de 1500, ano da chegado dos portugueses, Mas o território que hoje chamamos Brasil já era habitado por povos indígenas havia milhares de anos .
                        Sabemos deles por meio de vestígios arqueológicos: fragmentos de ossos  e de objetos, desenhos e pinturas gravadas em rochas,
                        Entre os desenhos e as pinturas rupestres encontradas no Brasil, destaca-se  os do Sitio arqueológicos localizados em São Raimundo Nonato, Piauí, onde desde 1970 vários pesquisadores vem trabalhando. 1978, foi coletada grande quantidade de vestígios arqueológicos. Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da região usava as grutas como abrigo ocasional e foram autores das obras ali pintadas e gravadas.
                        São Raimundo Nonato não é o único local do Brasil onde se encontra  exemplo de arte rupestre. Há importantes sítios arqueológicos, por exemplo, em Pedra Pintada, no Pará, e em Peruaçu e Lagoa Santa, em Minas Gerais.  
                        As pesquisas sobre antigas culturas que existiram no Brasil nos permite ver que nossa historia  está ligada há história do mundo. Além  disso reforça o conhecimento de que nossas riquezas se encontra no tempo muito mais remoto do que o ano de 1500, tido como o ano que deu inicio “A Historia do Brasil”.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário