sábado, 11 de junho de 2011

A arte Renascentista pag. 1

1 – Renascimento Cultural
O título de Renascimento  cultural foi atribuído ao movimento cultural dos séculos  XV e XVI a partir da idéia equivocada de que a Idade Média foi um período de obscurantismo cultural , um hiato entre a cultura clássica antiga e a cultura que renasce  .
Questionamentos de ordem intelectual ou tentativas de desvendar o funcionamento da natureza eram encarados como heresias ou bruxaria , podendo ser  punidos com a morte na fogueira , sobretudo depois da criação do Tribunal da Inquisição no início do século XIII . O Renascimento representou a redescoberta do conhecimento e do estudo fora do âmbito do que era permitido pela Igreja .
Você deve lembrar que a cultura medieval tinha alguns traços essenciais . Ela era teocêntrica , ou seja , centrada na idéia de  Deus e nas coisas sobrenaturais e extraterrenas e eclesiástica , controladas pelos membros do clero ,que eram quem sabia ler e escrever . A cultura renascentista por sua vez , foi tipicamente urbana , tendo nascido em meio à burguesia, nas grandes cidades . Era antropocêntrica , ou seja considerava o ser humano o centro do universo .

2 – O Humanismo
Os pensadores que defendiam o antropocentrismo chamavam – se humanistas. Os humanistas viam o ser humano “ como a medida de todas as coisas” . Acreditavam em Deus,mas também acreditavam na razão como forma de compreender o mundo . No âmbito do pensamento, o Renascimento se caracterizou pelo : individualismo , pelo racionalismo e pelo humanismo .
* O individualismo valoriza a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente , valendo –se apenas de suas próprias forças ,sem apelar para o sobrenatural
* O racionalismo enfatiza a razão como principal instrumento para compreender o universo e a natureza .
*O humanismo por sua vez ,coloca o ser humano como centro de preocupações e indagações dos pensadores , considerando – o a obra suprema de Deus .
O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo . Os intelectuais passaram então, a questionar a autoridade da Igreja e atribuíram maior importância ao ser humano e a razão . Nem por isso o Cristianismo deixou de ser a religião dominante na Europa desse período , mas o homem não já não  era mais o mesmo. Agora ele tinha consciência de seu próprio valor .

3 – Onde tudo começou ?       
O berço do Renascimento foram as cidades italianas que viviam do comércio ,como Veneza, Pisa ,Gênova e, principalmente Florença.
Por que nessa região e não em qualquer outra da Europa ?
A resposta a esta questão pode ser atribuída aos seguintes fatores :

*O comércio de especiarias orientais  era realizado naquela época no mar Mediterrâneo e totalmente controlado pelas cidades da Península Itálica .
*A burguesia local  , com, seus negociantes e banqueiros , era a mais rica de todo o continente europeu .
*Na Antiguidade ,a região foi um dos centros da cultura grego – romana .
Essas circunstanciais fizeram da Península Itálica a região da Europa mais propícia ao desenvolvimento do Renascimento .

Nenhum comentário:

Postar um comentário