sábado, 11 de junho de 2011

A arte Renascentista pag. 2

Com o fortalecimento do comércio, o Feudalismo entrou em decadência e muitos comerciantes adquiriram verdadeiras fortunas intervindo de forma direta na política . Eles encontraram nas letras e nas artes uma forma de prestígio, mas sempre com o intuito de ostentar o poder . Foi assim que os mecenas,nobres comerciantes que protegiam os artistas e  empregavam suas riquezas nas artes e nos estudos ,promovendo um grande desenvolvimento intelectual . O que importava era voltar às fontes da cultura clássica e fazer “renascer” (daí o nome Renascimento) o esplêndido legado deixado pelos gregos e romanos à humanidade .         

O Renascimento ocorreu em maior ou menor
grau em várias regiões da Europa . Apesar da
diversidade regional observamos característi-
cas comuns e fundamentais do Renascimento
entre elas : A retomada da cultura clássica,
Valorização do ser humano ,
Valorização da razão e da natureza.
                                                                                                        
4 – A arquitetura
No período românico construíram – se templos fechados . A arquitetura gótica buscou a verticalidade . Já o arquiteto do Renascimento buscou espaços em que as partes do edifício parecessem proporcionais entre si . Procurou, ainda, uma ordem que superasse a busca do infinito das catedrais gótica.Um dos primeiros  arquitetos a expressar esses ideais foi Filippo Brunelleschi(1377-1446)
A arquitetura renascentista também sofreu grandes transformações .Os arquitetos do Renascimento preocupavam –se em criar ambientes que mostrassem o equilíbrio das linhas , a organização matemática dos espaços e os elementos da Antiguidade clássica na decoração .A cúpula é um detalhe importante e constante nas construções renascentistas .O mais famoso exemplo de cúpula existente nesse período é sem dúvida a da basílica de São Pedro.A arquitetura dos Prédios públicos e palácios foi fortemente influenciada pelas características do Renascimento .
5 - A pintura
No fim da Idade Média e no Renascimento , predomina uma interpretação científica do mundo . Sobretudo na pintura, isso se traduz nos estudos da perspectiva segundo os princípios da matemática e da geometria.O uso da perspectiva conduz a outra tendência do período :o uso do claro- escuro ,que consiste em pintar algumas área iluminadas e outras na sombra .Esse jogo de contrastes dá aos corpos uma aparência de volume. A combinação da perspectiva e do claro-escuro ,por sua vez ,contribui para dar maior realismo às pinturas ,isto é torna ás mais próxima da realidade  .
6 – A escultura    
Na escultura italiana do Renascimento destacam-se Michelangelo e Andréa del Verrocchio (1435-1488) trabalhou em ourivesaria , o que influenciou sua escultura :algumas de suas obras possuem detalhes que lembra o trabalho de um ouvires  - artesão que trabalha com peças de ouro .Entre elas destaca-se Davi
Na escultura ,a criatividade de Michelangelo manifestou –se ainda em outros trabalhos como a Pietá ,conservada na basílica de São Pedro, em Roma
7- Os artistas e suas obras .
*Sandro Botticelli (1445-1510)
A arte do florentino Botticelli é inegavelmente muito bonita .Os principais temas de suas obras foram as cenas religiosas e as cenas mitológicas .Suas criações mais conhecidas são aquelas que retratam temas da Mitologia,como:O nascimento de Vênus e Primavera ; Uma característica comum em suas obras é a beleza dos corpos, esguios e desprovidos de força eles parecem flutuar ,expressando suavidade e graça .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário