quarta-feira, 7 de setembro de 2011

10 anos do WCT -11 de setembro

As torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, apenas 12 dias antes dos ataques de 2001                 Dia 11 de setembro de 2001 em Nova York, no complexo doWorld Trade Center, ocorreu o pior atentado terrorista dos Estados Unidos.  O complexo   era formado por sete edifícios no baixo Manhattan e representava o centro financeiro  da cidade bem como do poder econômico dos Esrtados Unidos.   
             No dia 10 de setembro de 2001, os Estados Unidos eram uma incontestável superpotência mundial. Suas finanças estavam em nível satisfatório, após anos de crescimento, com a presença do otimismo.
              No dia seguinte, o mundo assistiu atordoado à destruição das Torres Gêmeas de Manhattan e o ataque contra o Pentágono --quatro aviões desviados por 19 homens determinados, visando quase que simultaneamente os símbolos econômico, político e militar da superpotência americana (o quarto avião, dirigido para Washington, caiu num campo da Pensilvânia).
              Na noite de 11 de Setembro, cerca de 3.000 pessoas morreram, e os americanos perderam o sentimento de estar em segurança em suas fronteiras. "Isso foi uma grande vitória para Bin Laden", considerou Julian Zelizer, professor de história política da Universidade de Princeton. "Enquanto ato terrorista, ação criminosa, foi um sucesso. Isso revelou um milhão de falhas no sistema de segurança nacional, tendo sido catastrófico para o país, tanto psicologicamente quanto em termos de custo humano".

Para saber mais sobre o assunto, sugiro que vejam o Link:10 anos do 11 de setembro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário