domingo, 17 de junho de 2012

O desenho Proibido da Walt Disney - "As Crianças de Hitler"



           O período entre guerras foi marcado por vários acontecimentos históricos, que mudaria radicalmente o rumo da história mundial, entre eles: A crise do liberalismo,  A Revoluão Russa e a Ascenção dos regimes totalitários na Europa. 
          A descrença na democracia liberal  e o receio de que o exemplo da revolução comunista da Rússia se propagasse pela Europa, levaram parte da classe dominante a apoiar e financiar partidos que defendiam  ideologias de um Estado forte e  intervencionista. Esses fatores conjugados levaram a ascenção de regimes totalitários na Europa como o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha, que tinham como características: o antiliberalismo, o anticomunismo, o nacionalismo extremado, o militarismo, o irracionalismo, o racismo no caso da Alenaha e o uni partidarismo.
           Outras características desses governos foi o culto à personalidade do chefe político, tido  como o "guia", o "líder" e se tratava de um fenômeno de massas. O nazismo desenvolveu também uma política antisemita e de superioridade da raça ariana que justificava a perseguiçao aos judeus,vistos como inferiores e responsáveis pelos problemas econômicos que a Alemanha enfrentava no final do primeiro conflito mundial. Na década de 1930, os meios de comunicação eram censurados e todo o seu conteúdo deveriam está voltado para o engrandecimento positivo do regime totalitário, os desenhos estavam longe de ser apenas diversão para as crianças, pois as mesagens dos epsõdios mostram as ideologias políticas, racistas e culturais do regime, Para melhor entendimento sobre o assunto assista os vídeos acima e procure ler mais sobre o assunto.
         A Disney produziu este desenho para ser exibido para as crianças, fazendo com que elas entendessem o que estava acontecendo na Europa e como se portava o partido nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário