domingo, 5 de abril de 2015

OS BANDEIRANTES

          Sabemos que o Brasil foi descoberto pelos portugueses em 1500, ou melhor, dizendo tomou posse dessas terras, uma vez que estes já desconfiavam da existência delas antes mesmo da chegada de Cabral.
            Nos primeiros trinta anos, a Coroa portuguesa não se interessou em ocupá-las  nem colonizá-las. No entanto a partir de 1530, após algumas investidas de outros países no território brasileiro, sobretudo a exemplo dos franceses que passaram a explorar a nossa madeira vermelha, Portugal finalmente resolve ocupar as terras brasílicas, e por volta de 1532 chega a primeira expedição com a finalidade de colonizar e expulsar os invasores.
Resultado de imagem para Imagens dos bandeirantes               Comandada por Martim Afonso de Sousa, este sob orientação da Coroa Portuguesa cria a primeira capitania do Brasil – São Vicente e instala os primeiros engenhos. Apesar da prosperidade inicial com a indústria açucareira, São Vicente logo se viu em uma situação de crise econômica devido entre outros, a concorrência da indústria açucareira do Nordeste, sobretudo a capitania de Pernambuco que se encontrava em situação favorável devido boa qualidade do solo massapê, somado à boa hidrografia e ao clima quente e úmido, além da proximidade desta com a metrópole que favorecia o transporte e a comercialização do produto.
            Na busca de uma nova alternativa econômica, os colono da Vila de São Vicente cria então as bandeiras, expedições formadas por brancos, mestiços e indígenas  com a finalidade primeira de encontrar metais preciosos, no qual estas foram encontradas posteriormente no final do século XVII no atual estado de Minas Gerais. No entanto, os bandeirantes desempenharam também outras atividades como:  o sertanismo de contrato, onde estes eram contratados por fazendeiros para capturar escravos fugidos, e também o apressamento de índios para venderem como escravos a fazendeiros que não tinham condições de comprar escravos africanos. Na caça aos indígenas, invadiam as missões jesuíticas, onde lhes eram ensinada a religião católica e a rígida disciplina do trabalho.

            Vale dizer também que foram os bandeirantes os responsáveis pela interiorização do território brasileiro e por conta disso contribuíram para que o Brasil tivesse um dos maiores territórios da América do Sul. Desenvolveram diferentes atividades para a sobrevivência de São Vicente  e por conta destas  favoreceram os interesses da metrópole, pois foram eles que encontraram as tão sonhadas minas de ouro, minas estas que emergiram como uma solução a crise econômica que ora se encontrava, principalmente junto a Inglaterra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário