segunda-feira, 1 de maio de 2017

O INÍCIO DA REPÚBLICA NO BRASIL - atividade subjetiva

1) Em relação aos aspectos econômico e social do Brasil no século XIX, responda.
a) No aspecto econômico, como nosso pais estava estruturado?
Nesse período nosso país se integrou ao capitalismo mundial impulsionado pela industrialização européia. Com o advento da produção cafeeira no século XIX, o café se tornou o principal produto de exportação que gerava riquezas e transformações sociais. Também recebeu grandes investimentos e empréstimos da Inglaterra.

b) Em que foram investidos os investimentos e empréstimos que o Brasil recebeu da Inglaterra?
Foram investidos em melhorias como a instalação de estradas de ferroe, em serviços públicos como abastecimento de água, redes de esgoto e iluminação pública entre outros.

c) socialmente os serviços e as melhorias realizadas com os empréstimos estrangeiros beneficiaram toda a população?
Não, beneficiaram apenas uma parcela da população. A maioria das pessoas permaneceu vivendo em condições precárias, havendo um grande contraste entre ricos e pobrs.

2) Que grupos sociais se uniram para derrubar a monarquia? Qual era o interesse desses grupos?
Foram os republicanos paulistas e os militares. Os políticos paulistas em sua maioria membros das elites rurais, passaram a reivindicar mais autonomia para administrar a província de São Paulo. Já os militares fortalecidos depois da Guerra do Paraguai, estavam decididos a participar da política do país.

3) Quais foram os grupos sociais que participaram do golpe que levou a Proclamação da República.
Foram os civis-  políticos paulistas e os militares.

4) Quem podia votar de acordo com a Constituição de 1891?
Somente os homens alfabetizados e maiores de 21 anos.

5) Após proclamada a República, foi instalado um governo provisório. Quem foram os dois primeiros presidentes do Brasil? Eram militares ou civis?
Eram militares, marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

6) Explique o que foi a política do café com leite.
Foi a alternância no poder de representantes dos dois maiores colégios eleitorais e estados mais ricos da federação, São Paulo- café e minas Gerais – leite.

7) Em relação aos desdobramento da política dos governadores, responda.
a) Dê um conceito para coronelismo.
Política de dominação e opressão que os proprietários de terras (coronéis) exerciam sobre os camponeses, dependentes da terra e da “proteção” do coronel.

b) O que vem a ser clientelismo.
Voto em troca de pequenos favores como: uma vaga no hospital, doação de óculos, roupas, etc.

c) Explique o que é voto de cabresto.
Sistema de controle dde poder político através do abuso de autoridade, compra de votos, ou utilização da máquina pública. Ou seja voto a partir de intimidações pessoais.

8) Destaque uma motivação interna e uma externa que  levou a grande migração de estrangeiros para o Brasil no inicio da República.
Internamente vieram pelos anseios das elites brasileiras como a melhor forma de substituir  a mão de obras escrava.
Externamente foram a falta de trabalho no campo e nas cidades  de seus países de origem, devido o aumento populacional como também as guerras.

9) Transcreva um trecho que comprova que o Brasil foi integrado ao capitalismo mundial que se difundia pelo mundo impulsionado pela industrialização européia.
Nessa época foram realizadas uma serie de reformas nas maiores cidades do pais inspirada na organização urbana das principais cidades europeis. Foram instalados bondes elétricos, encanamento de água, alem do telefone e o telegrafo. Novos eletrodomésticos foram importados principalmente da Inglaterra.

10) Quais os principais pontos do plano de governo de Rodrigues Alves logo ao assumir a presidência em 1902?

Em seu programa de governo pretendia implementar um amplo programa de reformas urbanas e sanitárias na capital federal, como: modernização do porto, alargamento das ruas, higienização do centro da cidade e a construção de novos edifícios.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário